Instalação de Portas


Entenda que para fazer a instalação de portas existem vários tipos de portas e as medidas padrão assim são definidas pelos fabricantes normalmente são 0,70 x 2.10 m, 0,80 x 2.10 m, e 0,90 x 2.10 (portas de entrada). As portas com medidas superiores a estas são consideradas especiais ou fora de padrão. Falando em relação a funcionalidade e materiais existem vários possibilidades e tipos abordarmos apenas as mais comuns no mercado.

Instalação de Portas de Abrir: são as mais comuns no mercado utilizam dobradiças que são peças mecânicas que seguram a folha de porta e fazem o movimento de abertura, elas são fixadas no portal (estrutura em forma de U) e que tem sua junção com a parede coberta pelo acabamento comumente chamado de alisar e pelo sistema de abertura NECESSARIAMENTE precisam de puxador ou maçaneta e de acordo com o ambiente usa-se também fechaduras.

Instalação de Portas de Correr: Possuem a mesma estrutura das portas de abrir (folha, alisar e portal) são abertas com movimentos deslizantes na horizontal que utilizam trilhos aéreos, ou apoiados em sua base e até mesmo a junção dos dois tipos, são muito utilizadas em armários e ambientes com um espaço de circulação reduzido. 

Instalação de Portas Pivotante: É uma porta imponente é que abre girando em cima de um eixo vertical chamado de pivô que acabou por nomear a porta.

Instalação de Portas Articuladas ou camarão: neste modelo as folhas são ligadas entre si por dobradiças que abrem uma sobre a outra com a utilização do sistema deslizante ou corrediço.