Fabricação de Móveis


Seja um pequeno armário, uma porta um prateleira ou o mobiliário completo de um imóvel nós elaboramos ou executamos seu projeto com qualidade e preço justo. Para que conheça e entenda qual o melhor material para seu projeto vamos fornecer abaixo conceitos básicos sobre madeira, MDF, MDP, compensado e aglomerado.

Madeira

É muito comum ouvirmos a expressão madeiras maciça, pois isto é necessário porque há vários tipos de madeiras que são usados para fabricação de móveis ou na construção de uma casa. Quando a expressão madeira maciça é usada significa que é amadeira pura, não compensada o que tenha recebido qualquer tipo de modificação. A madeira maciça tem como grande vantagem o fato da sua durabilidade e resistência, contudo o seu custo é mais elevado quando se comparado a outros tipos de madeiras que foram modificadas para os mais diversos fins.

Compensado

A diferença entre madeira maciça e compensada, é que esta última é produzida a partir de pequenos entalhos de madeiras que são compensados formando uma placa bastante resistente, mas não tão resistente quanto à madeira maciça.

 A madeira compensada é largamente usada na construção de imóveis, portas outros objetos de uso em casa. Tem como vantagem o custo que é bem mais em conta, mas o seu uso não pode ser feito em alguns casos onde a necessidade de maior resistência e aí o ideal é utilizar amadeira maciça.

 MDF:

É a sigla de Medium Density Fiberboard, que significa placa de fibra de média densidade, e é um termo em inglês. MDF é uma sigla internacional e é um material oriundo da madeira, fabricado com resinas sintéticas. Trata-se de um painel de madeira reconstituída, produzido por meio da aglutinação de fibras de madeira com resinas sintéticas e aditivos. As placas de madeira são coladas umas sobre as outras com resina, e fixadas através de pressão. As chapas de MDF são fabricadas com qualidades distintivas, conforme a utilização final, e suas espessuras variam de 3mm a 60 mm.

MDP:

MDP (Medium Density Particleboard) é um painel de aglomerado constituído de partículas de madeira aglutinadas entre si com resinas ureicas, principalmente – mediante a ação de temperatura e alta pressão. O MDP, assim como o MDF, possui boa estabilidade e grande capacidade de absorção de tinta, o que assegura excelente acabamento em caso de pinturas e revestimentos.

Aglomerado

O aglomerado é uma chapa prensada, formada pela concentração de serragem, geralmente de pinus ou eucaliptos, unidas por resina sintética. Não empena e não propaga fogo.