Detecção de Vazamentos


O conhecimento técnico e a capacitação profissional são fundamentais para que o cliente tenha seu problema resolvido de forma definitiva, sempre buscamos orientar na mais básica das diferenças entre vazamentos e infiltrações:

O vazamento de água ocorre quando um elemento da rede hidros sanitária que deveria conter (caixa de água ou cisterna e etc.) ou por onde a água deveria passar (tubulações e conexões) sofre um trauma(quebra) ou por excesso de pressão deslocam-se perdem a vedação(conexões).

Infiltrações ocorrem quando assim a água principalmente de chuvas passa por estruturas como paredes, tetos, calhas, telhados através de rachaduras, fissuras e até pequenos buracos gerando acumulo de umidade.

A diferença entre os dois vai fazer a diferença entre a necessidade do tipo de atendimento ou seja o serviço necessário á ser contratado, quando o problema é uma infiltração o ideal é uma inspeção de telhados e estruturas e em caso de vazamentos uma detecção de vazamentos.

Conta de água alta: Quando o consumo e a conta de água aumentam consideravelmente em um período curto de tempo a probabilidade que um vazamento ocorra é muito grande e normalmente a concessionaria de água se exime da responsabilidade ou fazendo uma avaliação muito básica e quase nunca constata problemas ou solicita para abertura de processos administrativos um parecer técnico de um especialista.

Para detecção de vazamentos vários são os métodos não destrutivos possíveis de serem utilizados para a localização e sem quebrar nada:

Primeiro e algo que o próprio cliente pode fazer é interromper(fechar) o fluxo de água entre o reservatório inferior (a cisterna) ou o reservatório superior (caixa de água) e se o medidor do hidrômetro continuar girando provavelmente deve haver um vazamento oculto.

Geofone é um equipamento eletrônico que permite que o operador técnico possa ouvir o som e vibrações que são emitido pelo vazamento da água na tubulação quando ela está pressurizada.

Endoscopia tubular ou vídeo detecção é a visualização da parte interna das tubulações através da utilização de uma câmera endoscópica o que permite ao especialista ver se existe o vazamento.

Teste de pressão negativa é a utilização de um equipamento(manômetro) para medir a pressão da rede hidráulica para apurar ela pode ser uma causa provável de eventual dano as tubulações ou promovendo a obstrução parcial dela Teste de pressão é quando

Teste de pressão injeta-se ar comprimido na tubulação para após bloquear um ponto e através de um manômetro medir se há perde de pressão e obviamente vazamento, deve ser feito de forma criteriosa pois sem a técnica e protocolos certos pode gerar danos as tubulações.

Detecção química, já foi uma técnica muito utilizada na detecção de vazamentos de água pós uso em ralos e banheiros mas sua desvantagem é o período de avaliação é de 48 horas entre a aplicação e a inspeção, neste método o especialista adiciona a água um produtos químico e aplica(joga) esta água nas tubulações e após um período ele através de óculos especiais e luz ultra violeta visualiza onde está origem do vazamento.