Sifão


O sifão, apesar de muitas vezes não ficar aparente, é de extrema importância para o ambiente em que está localizado, pois ele faz, nesse caso, a interligação entre a saída da pia da cozinha e a tubulação de esgoto.

Sifão: é um dispositivo que recebe as águas servidas conduzindo-as ao esgoto sanitário e ao mesmo tempo impede o retorno de gases, isso devido a bolsa de água acumulada no sifão que impede a passagem dos gases.

Os sifões são peças fundamentais para impedir a passagem do mau cheiro que são emitidos pelos esgotos.

O sifão Geralmente é instalado nas pias de cozinha, nos lavatórios dos banheiros ou nos tanques de lavar roupas.

A NBR 8160 (Norma Brasileira da Associação Brasileira de Normas Técnicas exige que o seu fecho hídrico seja de 50 mm).

Os sifões com copo facilitam a manutenção, pois, permitem a limpeza constante no caso de acúmulo de detritos.

Todavia, caso a escolha do sifão não seja feita corretamente, poderá ocasionar vários problemas. Veja agora algumas dicas e saiba o que deve ser levado em consideração no momento da compra desse objeto:

Fique atento a garantia e a qualidade do material – esse detalhe é muito importante porque caso o sifão tenha pouco tempo de garantia ou não seja de boa qualidade, poderá gerar, com o passar do tempo, sérios problemas, os quais serão citados mais abaixo.

Vedação – as juntas são de extrema importância, pois vedam perfeitamente o sifão, e evitam futuros vazamentos. Portanto, veja se elas são feitas de um material de boa qualidade.

Fecho hídrico – a existência desse item é bastante considerável, uma vez que ele impede o mau cheiro. Porém, nem todos os sifões apresentam esse elemento.

Possibilidade de desmonte – existem sifões que permitem que o copo inferior, onde ficam alojados os detritos vindos da pia, seja retirado para limpeza. Esse fator é muito importante, pois facilitará e muito o momento de limpá-lo.  Novamente, não são todos os modelos de sifões que possuem copo, o que é um ponto negativo, pois requer um trabalho a mais no momento da limpeza. Isso porque embora os sifões sejam desmontáveis, a inexistência do copo faz com que a água fique alojada ao longo do sifão e não num único local.

Quanto aos materiais existem dois tipos que se divergem em alguns pontos:

Plástico tipo polipropileno – costumam ser mais baratos, apesar de serem duradouros.

Metálicos – embora, normalmente, apresentem um preço mais elevado, costumam ser mais duradouros que os de plástico.

Em relação aos tipos de sifões:

Extensível – é mais versátil podendo ser instalado tanto em linha reta quanto de modo irregular. É indicado utilizá-lo em pias de cozinha e banheiro.

Não extensível – por não ser versátil e ter o copo inferior menor, não é indicado instalá-lo em pias de cozinha.

Multiuso – pode ser utilizado em vários tipos de pia (cozinha, banheiro e tanque).

Agora que você já sabe quais são os tipos, modelos e materiais dos sifões fabricados, escolha o que mais se adequar a sua necessidade e preferência.