Detecção de Vazamentos


O que é um vazamento e como pode ser identificado?

Ocorre normalmente em locais onde há união de duas ou mais peças(tubos) que são danificados ou se rompem por trauma e perfuração, por pressão e ou vibrações excessivas, erros de instalação e manutenção ou envelhecimento e corrosão dos materiais ou conexões.

Podem ter suas manifestações visíveis (umidade excessiva em pares, gotejamento em tetos, redução de pressão nas torneiras e etc.) ou imperceptíveis a olho nu (vazamentos em tubulações subterrâneas, reservatórios inferiores também chamados de cisternas e etc.) e de acordo com o tipo pode se utilizar da detecção técnica (método dedutivo e destrutivo) ou detecção eletrônica e até computadorizada (método não destrutivo).

Os vazamentos mais comuns são os que ocorrem em redes hidráulicas e nesse tipo de infiltração é difícil identificar o local e de executar a sua correção. Isso se deve ao fato destes vazamentos estarem na maioria das vezes encobertos pela construção, sendo bastante danosos para o bom desempenho esperado da edificação.

Detecção Técnica:

Baseado em conhecimentos técnicos, na análise das manifestações externas do vazamento e no ambiente o profissional qualificado efetua a demolição localizada e localiza o ponto do provável vazamento, esse método oferece um custo menor e é recomendável nas tubulações hidráulicas aéreas (sobre o teto).

Detecção Eletrônica de Vazamentos:

Com a utilização de equipamentos eletrônicos e até computadorizados o profissional identifica com a tubulação pressurizada através do som emitido pelo na tubulação o local exato do vazamento esse método é o mais assertivo e ele diminui os danos a edificação pois a demolição é cirúrgica (precisa).

Teste Hidrostático de Tubulações

O Teste Hidrostático faz a verificação da estanqueidade em tubulações industriais, utilizando água pressurizada como fluido de teste. Todo o processo do Teste Hidrostático em Tubulações Industriais é monitorado com manômetros aferidos e calibrados conforme determinação do INMETRO.

A detecção ainda pode ser feita por vários métodos como termografia, marcador químico, vídeo inspeção e etc.