Caixa de Gordura


A caixa de gordura é um pequeno tanque que retém a gordura que é lançada na pia ou a que vem da máquina de lavar louças.  É muito importante fazer uma caixa de gordura na instalação de esgoto porque a gordura, quando esfria, vira um bloco sólido que se fixa nos canos, entupindo e reduzindo o espaço para a passagem do esgoto.

Como funcionam?

Na caixa de gordura há um pouco de água, que serve como uma espécie de “filtro” da água gordurosa. O líquido sujo entra pelo tubo, cai na água que já está lá dentro e sai pelo lado oposto, sem a gordura. Água e óleo não se misturam, a gordura boia e só a água passa.

Como limpar a caixa de gordura?

É indicado fazer a limpeza a cada seis meses, retirando a crosta de gordura e descartando no lixo orgânico. Não vale jogar no vaso sanitário porque essa gordura irá entupir o encanamento do mesmo jeito! Há empresas especializadas que fazem esse serviço. E também é possível fazer a limpeza despejando na caixa um produto que contém bactérias que se alimentam da gordura. À casos em que elas não são suficientes, sendo necessário  à limpeza manual que você pode fazer , basta abrir a caixa e retirar os dejetos.

Caixa de Inspeção: A caixa de Inspeção também é um pequeno tanque com tampa onde é despejado esgoto dos cômodos que não tem gordura, como banheiros e área de serviço. Serve para inspecionar, ou seja, verificar qualquer problema ou entupimento no caminho do esgoto antes que ele seja jogado na rede pública. É a partir dela que se faz qualquer manutenção da rede. 

Como funcionam?

Como estão instaladas a no máximo 25m uma da outra ao abrir a tampa você tem acesso a trechos da tubulação e pode desobstruir ou fazer manutenção dos trechos.

Como limpar a caixa de inspeção?

É indicado fazer a limpeza a cada seis meses. A limpeza é feita levantando a tampa e observando se o fluxo de águas corre normalmente ou se tem objetos, plantas e detritos que impedem a passagem. Se tiver, é preciso tirar e recolocar a tampa no lugar. Há empresas especializadas que fazem esse serviço.

Caixa de Passagem: é destinada a passar, emendar ou terminar linhas de redes, podendo ser estas de comunicação, de alimentação elétrica, de esgoto, etc., nela permitem-se entroncar, por exemplo, fios de rede de comunicação e/ou de telefone, facilitando a manutenção e instalação da rede, por exemplo, num edifício, residência, via pública ou fábrica, centralizando vários cabos em um único local.