Instalação de Ar Condicionado


É muito comum na instalação de ar condicionado, sermos questionados por nossos clientes buscando orientações sobre o tipo de equipamento e sua funcionalidade assim é necessário que se entenda que a potência do ar condicionado é medida em BTUS e essa unidade serve no cálculo para o dimensionamento correto do aparelho de acordo com a necessidade e ambiente quanto maior a capacidade em BTUS maior é a capacidade de refrigeração. Os aparelhos podem ser modelo Split tem a condensadora e a exaustora em separado já o modelo tipo janela tem todo o sistema (exaustão e condensação) conjugado.

Para um perfeito funcionamento e facilidade de manutenção o ideal é que possua um circuito elétrico independente que é formado pelo conjunto de componentes da instalação (disjuntores, fusíveis, fios e cabos elétricos, etc.) alimentados a partir de uma única origem e protegidos pelo mesmo dispositivo de proteção(disjuntor).

Antes da instalação do ar condicionado de parede ou de janela, o passo mais importante é a escolha do aparelho em si. Se você for comprar um aparelho de ar condicionado de janela ou de parede, no ato da compra é preciso verificar alguns detalhes. Em primeiro lugar a tensão de alimentação do aparelho conforme a tensão de onde vai fazer a instalação de ar condicionado (110 v. ou 220 v.) e a potência, geralmente nos projetos se dimensionam a predisposição para ar condicionado de 1HP.

Depois de verificar a instalação elétrica, você tem que observar as dimensões do caixilho para o ar condicionado na janela ou na parede, porque a caixa do aparelho deve ter o tamanho um pouco menor que o espaço disponível no caixilho.

No caso de instalação de ar condicionado tipo split, o primeiro passo consiste em determinar o equipamento correto.

O ideal para instalação de ar condicionado é um local onde ele fique voltado para a face maior do ambiente de preferência no centro, fazendo com que o ar circule na melhor maneira possível.